Anne with an E
Nota: ★★★★★★★★★★10/10
Gênero: Drama, Histórico, Romance, Família
País: Canadá, Estados Unidos
Episodio: 7 (1 Temporada)
Duração: 44 min
Ano: 2017
País: Canadá, Estados Unidos
Episodio: 7 (1 Temporada)
Duração: 44 min
Ano: 2017
Resumo: Em 1896, os irmãos idosos solteiros Matthew e Marilla Cuthbert decidem adotar um menino órfão para ajudar em sua fazenda ancestral de Green Gables , nos arredores da cidade canadense fictícia de Avonlea , na Ilha do Príncipe Eduardo . Quando Matthew vai buscar a criança na estação ferroviária, ele encontra Anne Shirley , de 13 anos , uma garota imaginativa, brilhante, animada e falante. Anne ficou órfã quando seus pais morreram quando ela tinha alguns meses de idade, e viveu como empregada em várias casas antes de ser colocada em um orfanato.
Enquanto Matthew decide que gostaria que ela ficasse, Marilla não confia em Anne, dado seu status de órfã desconhecida e a inutilidade percebida de uma jovem garota na fazenda. Sua desconfiança parece confirmada quando Marilla não consegue localizar um broche, levando-a a acreditar que Anne é uma ladra. Os Cuthberts a mandam embora, "devolvendo-a" ao orfanato. Enquanto ela retorna ao orfanato, ela fica apavorada ao entrar, assombrada pelo bullying que sofreu lá, e retorna à estação de trem. Enquanto isso, Marilla descobre que o broche foi extraviado em vez de roubado e percebe que Anne não é uma ladra. Matthew consequentemente encontra Anne e a convence a retornar a Green Gables, onde ela é oficialmente feita parte de sua família. No entanto, Anne continua a enfrentar o bullying de alunos na escola de Avonlea e a discriminação baseada em classe dos pais de Diana e outros na comunidade. Anne retorna mais uma vez e tenta ganhar a aceitação do resto de Avonlea usando seus mecanismos de sobrevivência de inteligência, capacidade de resolução de problemas e imaginação.
Trailer: assista aqui
Elenco principal:
- Amybeth McNulty
- Geraldine James
- RH Thomson
- Dalila Bela
- Lucas Jade Zumann
- Corrine Koslo
- Aymeric Jett Montaz
- Dalmar Abuzeid
- Cory Grüter-Andrew
- Joanna Douglas
- Ashleigh Stewart
Anne with an E (Temporada 2):
País: Canadá, Estados Unidos
Episodio: 10 (2 Temporada)
Duração: 44 min
Ano: 2018
Resumo: Continuação direta da 1 temporada...
Anne with an E (Temporada 3):
Gênero: Drama, Histórico, Romance,Família
País: Canadá, Estados Unidos
Episodio: 10 (3 Temporada)
Duração: 44 min
Ano: 2020
Resumo: Continuação direta da 2 temporada...
País: Canadá, Estados Unidos
Episodio: 10 (3 Temporada)
Duração: 44 min
Ano: 2020
Resumo: Continuação direta da 2 temporada...
Trailer: assista aqui
Gostei muito desta série, pois é cativante e emocionante, além de abordar uma vasta gama de temas. Trata de preconceitos relacionados à orientação sexual, religiões, racismo, machismo, escravidão, pobreza, censura e bullying. Por outro lado, aborda questões como família, feminismo e o papel da mulher tradicional, bem como sonhos, superação e amadurecimento. Um dos aspetos que mais apreciei foi a evolução não só da protagonista, mas também das personagens secundárias, que têm arcos de crescimento bem trabalhados.
O racismo é mostrado de forma abrangente, afetando negros, brancos e indígenas. É especialmente marcante ver como alguns escravos se conformam à sua situação, como o exemplo da mãe do Sebastian, que duvidava da amizade e sociedade entre o filho e Gilbert. É gratificante assistir à evolução das personagens e à superação de barreiras de preconceito, especialmente no que toca às mulheres reprimidas que começam a lutar por si mesmas, ainda que dentro das limitações da época. Um exemplo é Diana, que, apesar da família tradicional e conservadora, acaba por mudar no final acabam por mudar de certa forma.
Inicialmente, a Anne, irritou-me um pouco por parecer mimada e falsa. No entanto, ao conhecer os maus tratos que sofreu no orfanato e nas famílias onde viveu, comecei a admirá-la pela sua resiliência. Apesar de tudo, manteve-se alegre e sonhadora, uma verdadeira demonstração de força. O seu comportamento era um reflexo do medo de ser abandonada novamente e da necessidade de ser acolhida num lar. A relação de Anne com os irmãos Cuthbert é comovente. Matthew sempre a tratou como parte da família, e até Marilla, inicialmente mais fria, acabou por ceder e desenvolver um enorme carinho por Anne, chegando ao ponto de temerem que fosse ela a abandoná-los. Foi emocionante ver Anne finalmente ter acesso ao que uma menina da sua época e das condições da família poderia alcançar.
O romance entre Anne e Gilbert é fofo, passando pelas fases típicas da adolescência. Outro romance que gostei foi o de Diana e Jerry. Spoiler: Fiquei, no entanto, desapontada com o comportamento de Diana, que manteve uma relação com Jerry apesar de já não gostar dele, o que resultou num coração partido. Fim de spoiler.
Infelizmente, a série tem o problema de fazer-nos afeiçoar a algumas personagens, apenas para depois vê-las partir. Foi uma pena que a série tenha sido cancelada, especialmente porque deixou algumas pontas soltas, como a questão dos povos indígenas, que, apesar de sabermos pela história que sofreram com as torturas e violência em nome da colonização.
Embora o arco de Anne tenha sido parcialmente concluído, fiquei com vontade de saber mais. Planeio ler os livros para explorar as diferenças entre eles e a série.
Comentários
Enviar um comentário